sexta-feira, 6 de abril de 2012

Química do Solo

            O solo é um sistema aberto composto por: minerais, óxidos, hidróxidos, carbonatos, haletos. Trata-se de uma mistura inorgânica com muitas reações destacando-se a troca iônica com substâncias químicas contidas nesse meio.
           No solo se encontra uma grande variedade de microrganismos como: bactérias, actinomicetes, fungos e flora. A população de microrganismos do solo torna-se sensível ao estimulo provocado ao fornecer glicose, sulfato de amônia e água, ocorre um aumento da temperatura, os microrganismos crescem na disponibilidade de compostos CHON.
           Algumas bactérias presentes no solo realizam deposição de minerais, precipitação de compostos metálicos, óxidos, sulfeto ou carbonatos.
           Na biomineralização, ocorre depósito de metais na matriz orgânica induzindo uma cristalização orientada como ocorre com: peroxido de manganês, a magnetita (Fe3O4) ou sulfetos minerais.
           Exemplo da oxidação do ferro II na presença de oxigênio:

2 FeS2 + 7 O2 + 2 H2O → 2 FeSO4 + 2 H2SO4
4 FeSO4 + O2 + 2 H2SO4 → 2 Fe2(SO4)3 + 2 H2O
2 [S] + SO2 + 2H 2O → 2 H2SO4
           Alguns microrganismos do gênero ryzobium fazem a fixação de nitrogênio do solo através de enzimas, sistema de nitrogenases baseadas em: molibdênio, vanádio e combinações de ferro com baixo teor de molibdênio ou vanádio. Uma nitrogenases tem sítios ativos com complexo arranjo de átomos metálicos pesados, ligados a átomos de enxofre, as nitrogenases reagem com N2 apesar de sua alta energia de dissociação 946 KJ mol -1.

 
REFERÊNCIAS

AIROLDI, C. Química inorgânica ou química da vida? Química Nova, Campinas: UNICAMP, v.17, p. 175-176, 1994.


Texto enviado pelos alunos Daniel F. Lima, José Carlos, Cleusa e Josiane, do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense, câmpus Araquari.

7 comentários:

Filipe disse...

A atividade básica dos microrganismos, bem como as demais formas de vida, é sobreviver através da reprodução, ou seja, do crescimento microbiano. Tais microrganismos utilizam componentes de materiais orgânicos para obtenção de energia e também como fonte de carbono e outros nutrientes para a síntese de novas células. Como esta energia é fornecida para as células microbianas?

Vanessa Crosatti disse...

Quais seriam as contribuições que a Química Orgânica poderia fazer para controlar o crescimento desses microorganismos para que existam em quantidades sulficientes para efetuar as suas funções sem prejudicar o solo ou as plantações que ali se encontram?

Chaiane disse...

A estudo dos solos nos permite englobar vários conceitos de química, como o de sais e o de pH.
Mas como podemos abordar estes conceitos no estudo da química do solo?

Juninho disse...

Bem em relação a energia, os microrganismos do solo são quimiotróficos, ou seja, realizam a glicólise anaeróbia ou anaeróbia, ou ainda, podem produzir glicose a partir de ácidos graxos(só bactérias fazem isso) e ainda por ultimo alguns podem ser fotossintetizantes, algumas realizam a oxidação de outras substâncias como o enxofre e ferro, estas são uma minoria...

Juninho disse...

O manejo de solo e alternância de culturas é uma forma conhecida a milênios pra regenerar o solo que ficou pouco fértil (terra cansada), para recuperar o solo as leguminosas ajudam, atraem bactérias fixadoras de nitrogênio, pois alguns aminoácidos presentes nas proteínas contém nitrogênio.

Juninho disse...

Uma analise de solo oferece um detalhamento dessas informações detalhadas.

Fisiologia Médica disse...

Na biomineralização, vide noticias...